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Quais os modelos de negócio para e-commerce? Saiba como definir o seu!

Abrir uma loja online é uma excelente oportunidade para começar a empreender. No entanto, para isso, você precisa escolher qual modelo de negócio para e-commerce deseja seguir.

Para isso, assim como em todo o tipo de empreendimento, é necessário realizar um bom planejamento, considerando todas as variáveis importantes para essa decisão.

Não sabe como escolher? Fica tranquilo! Confira, a seguir, os principais exemplos de modelos de negócios para e-commerce, e identifique qual melhor atende suas expectativas e necessidades. 

Vamos lá!

O que você verá no artigo:

Modelos de negócio para e-commerce: principais tipos

Business to Business (B2B) e Business to Consumer (B2C) são os dois tipos de modelo de e-commerce mais comuns no mercado digital. 

Entender o que são e como cada um funciona é essencial para saber em qual tipo de transação comercial o seu negócio se encaixa. 

Em tradução, Business to Business (B2B) significa “de empresa para empresa”, ou seja, é a definição para o modelo de negócio entre pessoas jurídicas.

Nesse caso, uma companhia vende os seus produtos, serviços ou informações para outra companhia . 

Já o Business to Consumer (B2C) se refere à transação entre as empresas de serviços ou produtos e o consumidor final

A diferença entre os dois modelos está, principalmente, no público de cada um e nas estratégias adotadas para fazer mais vendas.

Leia também: E-commerce no Brasil: vale a pena empreender nesse mercado?

Exemplos de modelos de negócio e-commerce

Geralmente, a principal característica do modelo Business to Business é trabalhar com grandes volumes de unidades em um mesmo pedido. 

Alguns exemplos de negócios que atuam nesse modelo são: 

  • transportadoras;
  • fornecedores de matéria-prima;
  • distribuidoras. 

Já o tipo de negócio Business to Consumer é mais comum na internet e possui maior concorrência. 

Nesse modelo, estão todas as lojas virtuais que vendem diretamente com o cliente, como:

  • Americanas;
  • Magazine Luiza;
  • Amazon

Agora você sabe mais sobre cada modelo de negócio para e-commerce, que tal descobrir como definir o seu? Veja algumas dicas a seguir.

Como definir o tipo de produto/serviço e o foco do negócio?

Atualmente, é possível vender todo e qualquer tipo de produto ou serviço pela internet. Entretanto, segundo as características da sua empresa, o modelo de negócios para e-commerce pode variar bastante. Dessa forma, você precisa saber se o seu foco será os bens tangíveis ou intangíveis. 

Bens tangíveis

Os produtos tangíveis são aqueles que chegam na casa do cliente, que podem ser tocados, usados e/ou consumidos.  

Alguns exemplos de produtos tangíveis são: 

  • roupas;
  • sapatos;
  • acessórios;
  • utilidades do dia a dia;
  • equipamentos eletrônicos e eletrodomésticos.

Se a sua ideia for montar um negócio que ofereça esse tipo de mercadorias, com foco no consumidor final, ou seja, no modelo B2C, será preciso investir em uma plataforma que permita a criação de uma loja virtual.

Assim, o cliente irá encontrar uma vitrine online de produtos, em que poderá conferir imagens e descrições.

No entanto, se você for comercializar os mesmos produtos na qualidade de fornecedor para empresas, no modelo B2B, deve se preocupar com alguns detalhes extras, como as permissões de acesso e as integrações necessárias para gerenciar o estoque, as vendas, etc. 

Bens intangíveis

Os bens intangíveis são aqueles que o cliente não consegue “usar”, porque não são físicos. Esse é o caso de serviços ou infoprodutos, por exemplo.

Por isso, se o seu e-commerce comercializar produtos intangíveis, como consultorias ou aulas online, a estratégia deve ser outra. 

Nesse cenário, independentemente de ser B2B ou B2C, é preciso tomar cuidado com a proteção de seu site para não arriscar ter sua ideia plagiada.

layout do site também deverá ser diferente, já que você não deverá incluir tantas imagens, mas conteúdos para explicar melhor os serviços que sua empresa presta e os benefícios para os clientes. 

Quais os principais modelos de venda no formato de e-commerce?

Além de definir o modelo de negócio e o tipo de produto, outro ponto merece atenção: o modelo de venda. É fundamental escolher aquele que melhor irá atender sua necessidade dentre todos que estão presentes no mercado digital, como:

Assim como a escolha entre o modelo Business to Business ou Business to Consumer varia conforme o público que você quer atingir, o modelo de venda também deve ser baseado nisso.

Por exemplo: o marketplace é uma plataforma online, em que várias empresas cadastram seus produtos, tornando o processo de compra mais rápido e fácil.

Já a assinatura é o modelo de negócio em que os clientes pagam uma taxa mensal para receber ou usar os produtos/serviços regularmente. 

Você também pode optar pelo dropshipping, um formato no qual o lojista atua como intermediário entre o consumidor e o fabricante. 

Ou seja, você divulga os produtos e é responsável por fazer a venda, mas a empresa que se encarrega de fazer o envio. Nesse caso, não é necessário nem mesmo ter um estoque! 

Como obter sucesso no mercado digital?

Para o sucesso e crescimento de qualquer empreendimento digital ou físico, a elaboração de um planejamento estratégico é crucial. 

Também é indispensável contar com um sistema de gestão integrada, que possa auxiliar em todas as funções da empresa e concentrar a administração em um único local. Para isso, saiba que você pode contar com o Bling!

O nosso sistema possui várias funcionalidades que auxiliam na administração do seu negócio. E o melhor: com ele, você consegue integrar a sua loja às principais plataformas do mercado! 

Além disso, com o Bling você pode: 

  • controlar todas as entradas e saídas do seu estoque;
  • gerenciar o fluxo caixa e as vendas realizadas; 
  • emitir notas fiscais de maneira descomplicada; 
  • controlar o envio dos produtos até os seus clientes; 
  • aprimorar a gestão do negócio.

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Luiz R. Vieira

Empreendedor apaixonado por vendas, marketing e varejo, com mais de 10 anos de experiência em Lojas Virtuais. Especialista em consultoria e assessoria para negócios digitais, tem acompanhado de perto os desafios enfrentados por diversas empresas na transição para o mundo digital.

Apesar da aceleração digital impulsionada pela pandemia, muitas empresas ainda encontram dificuldades para se estabelecer online. Por isso, abraçamos a missão de ajudar todos os empreendedores a vender na internet.

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